Saúde - Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022

VEM AÍ A CAMPANHA OUTUBRO ROSA!

A Prefeitura de Itatinga, por meio da Diretoria de Saúde, irá realizar exames e orientações para conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama. As ações fazem parte da Campanha Outubro Rosa.

VEM AÍ A CAMPANHA OUTUBRO ROSA!

COLETA DO PAPANICOLAU:

Data: 13 e 14 de outubro das 13h00 às 18h00 e 15 de outubro das 08h00 às 14h00

Local: UBS Fioravanti Alonso Di Piero

Documentos: CPF, RG, Cartão do SUS e Comprovante de Residência

Não precisa de agendamento!

- O câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.

Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.

- Autoexame

O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.

NÓS APOIAMOS ESSA CAUSA!

#compartilhe #divulgue

#prefeituradeitatinga #itatinga #prevenção #cancerdemama #outubrorosa #outubrorosa2022