Planejamento e Finanças - Sexta-feira, 16 de Março de 2018

Prefeitura municipal economiza aproximadamente r$ 42.000,00 em contas de água

A prefeitura Municipal de Itatinga em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Industrial registraram no semestre a economia total de aproximadamente 31,77% no consumo de água em relação a gestão anterior.

Prefeitura municipal economiza aproximadamente r$ 42.000,00 em contas de água

O cálculo foi contabilizado levando em consideração os último 6 [seis] meses da última gestão e os primeiros 6 [seis] meses da gestão atual. O Departamento de Desenvolvimento Industrial que também é responsável pelo controle das contas de luz e de telefone da Prefeitura Municipal, estudou separadamente o consumo de água mensal e semestral em cada imóvel que a Prefeitura é responsável, conforme estão descritas nos gráficos abaixo.

As economias se concretizaram devido ao fato de a Sabesp [fornecedora de água] ter um benefício para os órgãos governamentais em que, se a Prefeitura Municipal pagar todas as contas dos imóveis que são de sua responsabilidade até a data do vencimento, sem exceção, no mês seguinte, as contas tem um abatimento de 50% no valor total de cada uma delas. De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Industrial Cristian Fernandes, como não tinha um controle exato no pagamento das contas, que iam sendo pagas conforme chegavam na tesouraria e geralmente ficavam algumas para trás, que eram pagas fora do prazo de validade, a Prefeitura acabava nunca tendo esse benefício do desconto nos valores. Segundo o mesmo, nessa gestão com a mudança na maneira de pagamento, o seu departamento tem o trabalho de imprimir todas as guias dos boletos usando o RGI de cada imóvel e enviá-las ao setor de pagamentos e assegurar que não faltará nenhuma conta e que elas serão pagas antes da data de vencimento, para que não haja a perda do benefício. Além da economia de aproximadamente R$ 42.000,00 aos cofres públicos do Município, a Prefeitura Municipal também economizou exatamente 1.803.000,00 [um milhão e oitocentos e três mil] litros de água ou 1.803,00 m³ no mesmo período, fazendo corretamente o supervisionamento mensal de todas as contas e identificando vazamentos que estavam a algum tempo em alguns imóveis. Cristian Fernandes ainda salientou que o objetivo é alcançar exatamente 50% em todos os imóveis, para terem a certeza que não há mais vazamentos em nenhum local e informou que os locais onde havia vazamentos, terão o ressarcimento percentual devolvidos pela Sabesp a Prefeitura Municipal e concluiu afirmando que está feliz por ver após seis meses um trabalho sério e cauteloso estar surtindo efeito, mas lamentou o fato de nenhum departamento das gestões anteriores terem se preocupado com o fato de controlar algo tão importante e que traz um benefício tão grande a população itatinguense e a Prefeitura Municipal.

Em nota o Prefeito João Bosco afirmou que a nova maneira de gestão tem o foco em diminuir os custos nas grandes e pequenas ações cotidianas relacionadas à Prefeitura e disse estar ainda mais satisfeito em saber que nesse caso em especial, além da economia aos cofres públicos que serão investidos em outras áreas da cidade, A Prefeitura Municipal ainda está cooperando com assuntos tão importantes nos dias de hoje, tais como, a Sustentabilidade e o Meio Ambiente, pelo fato de não estar desperdiçando a água, que é o bem mais precioso da humanidade.